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7 vilões que roubam dinheiro do seu negócio sem você perceber

 

São Paulo – Um dos maiores desafios na hora de administrar uma empresa é manter as contas em dia – especialmente porque muitos donos de negócios não possuem experiência na área.


Muitas vezes, os donos de negócio focam no que os atraiu ao empreendedorismo – o desenvolvimento do produto – e se esquecem dos “bastidores”, como a área de contabilidade. “O gestor de qualquer empresa tem de estudar administração. Mesmo que não vire um especialista, é preciso ter noções básicas e conseguir olhar para dentro da sua própria empresa”, completa Tiago Oliveira, sócio da consultoria Brapartner.


Assim a EXAME.com selecionou algumas pegadinhas no mundo das finanças, que podem estar comendo seu orçamento empresarial. Confira quais são os vilões que roubam dinheiro do seu negócio sem você perceber – e o que fazer para enfrentá-los:


  1. Juros em compras, contas e empréstimos

Na hora em que você negocia compras a prazo com seus fornecedores, você leva em consideração quanto de juros está embutido no acordo?


Lembre-se: é sempre bom fazer as contas com precisão e verificar se vale a pena parcelar a compra de matéria-prima.

“Compare a taxa de juros que você paga no produto embutido com a taxa de empréstimo praticada para o valor que você pegaria emprestado para pagar à vista. Assim, você saberá se vale a pena ou não. Às vezes, esse cálculo passa desapercebido pelo empreendedor”, explica Araújo, do Ibmec/MG.


Outra conta que os empreendedores não costumam fazer é a da multa paga por contas em atraso. “Pode acontecer por falta de dinheiro, mas também por falta de organização. De qualquer jeito, é sinal de falta de controle financeiro. Arrumando as contas, você evita perder dinheiro por algo tão evitável.”


Vale lembrar que nem sempre pagar juros é algo negativo – desde que você tenha feito as contas e esteja buscando uma modalidade correta de financiamento para o seu negócio. “O empreendedor pode estar buscando uma linha inadequada para seu tipo de negócio”, conclui o especialista.


Por exemplo, pegar dinheiro via cheque especial para financiar o capital de giro não é uma boa ideia, por conta dos altos juros. Sempre vale a pena pesquisar mais e conhecer os diversos produtos oferecidos pelas instituições financeiras.


  1. Tarifas bancárias e de maquininhas

Outra área que costuma passar batida pelos donos de negócio é a de tarifas. Por exemplo, quando o banco cobra um valor pelo serviço que presta: movimentação na conta corrente e na poupança e a realização de transferências, por exemplo. “Os empreendedores muitas vezes sequer percebem que estão pagando tais tarifas. É preciso que você veja o quanto está pagando e renegocie com o banco a redução desses valores. Ou busque alternativas financeiras com custos menores”, recomenda Araújo, do Ibmec/MG.


Se seu negócio usa uma maquininha, fique atento: também há tarifas cobradas sobre a venda realizada por meio de cartão de crédito. “É uma vantagem trabalhar com cartão de crédito, mas fique atento ao custo que isso incorre. Saiba quanto você realmente leva ao vender um produto, descontando o aluguel da maquininha e o percentual de venda que é cobrado pela administradora”, conclui o docente.


  1. Falta de acompanhamento dos gastos operacionais

Muito dinheiro pode ser perdido caso as despesas do dia a dia não sejam controladas com precisão – por meio de um fluxo de caixa, por exemplo. Para Oliveira, da Brapartner, faz falta o olhar do gestor para a operação diária, semanal e mensal da sua empresa. “Isso acaba gerando gastos desnecessários. Por exemplo, os funcionários ficam sem um processo padrão para cotar produtos e ainda podem deixar a luz ligada todo o tempo, gerando despesas a mais.”


A situação pode ficar ainda mais séria e gerar pequenas desonestidades: desde o fechamento de compras com fornecedores apenas por amizade até pequenos furtos. “Você deveria fazer uma auditoria constante e, principalmente, coibir a falta de honestidade por meio da transformação da cultura da sua empresa para que ela seja voltada para a ética”, explica Eid, da FGV.


“Se os funcionários sabem que a empresa possui processos e que o dono pede a explicação dos custos, cria-se uma cultura de contenção dos gastos. Por isso, crie políticas internas de aprovações de acordos, de compras e de contratações, por exemplo”, completa Oliveira.


  1. Ineficiência nos processos

Pare e pense: há uma forma mais eficiente de fazer atividades que você já realiza na sua empresa? Se a resposta for sim, saiba que seu negócio está perdendo dinheiro à toa.


Você precisa revolucionar a forma como pensa no seu orçamento, diz Eid, da FGV. Isso pode ocorrer por meio de um método chamado de “orçamento base zero”: no lugar de se basear pelos gastos dos anos anteriores, comece do zero e prove cada item do orçamento separadamente, sem ter uma base em que se apoiar. Assim, você sempre terá a mente aberta para cortar o que for ineficiente.


“Você aloca dinheiro para algo específico e acaba se habituando com certos gastos, sem questionar se eles estão lá porque devem estar ou porque são costumes. Quando você vai fazer o orçamento da empresa, deveria partir do zero e repensar se você deveria gastar com aquilo ou não. Será que eu realmente preciso desses gastos?”, explica o docente.


Nessa avaliação, também vale a pena pensar na área de contabilidade: afinal, ela é a responsável por você não perceber dinheiro que vai pelo ralo. “Não controlar demonstrações financeiras, fluxo de caixa e impostos é algo muito grave. Não só pela gestão em si, mas até por futuros investimentos: você precisará mostrar a empresa para o mercado, e uma empresa organizada vale muito mais do que uma desorganizada”, completa Oliveira, da Brapartner.


  1. Impostos inadequados

Há diversos modelos de tributação adequados para uma pequena empresa, de acordo com seu faturamento, porte e tipo de atividade. É possível seguir o Lucro Presumido, o Lucro Real ou o Simples Nacional, por exemplo.


“É importante que o empreendedor conheça a melhor opção para ele e, assim, evite perder dinheiro por um enquadramento tributário inadequado. Para isso, vale a pena conversar com um contador para saber qual a melhor opção”, recomenda Araújo, do Ibmec/MG.


  1. Formação de preço ruim

Vender mais nem sempre é garantia de lucro maior: se você não fizer a precificação correta dos seus produtos ou serviços, pode estar perdendo dinheiro a cada negócio fechado.


Se você não sabe com precisão qual o custo total da sua mercadoria – desde os juros ao comprar matéria-prima até os valores de transporte e taxas de transações a prazo -, não conseguirá saber por qual preço deve vendê-la. “Sem esses dados, você não calcula sua margem. Isso se origina de uma falta de análise na hora de formar preços”, explica Oliveira, da Brapartner.


  1. Gastos que não agregam valor à empresa

Faça-se um último questionamento, mais existencial: você pode até querer um escritório maior ou tecnologias de ponta, mas será que isso realmente resultará mais satisfação ao seu cliente e, portanto, mais vendas? Se a resposta for negativa, você pode estar deixando sua empresa no vermelho por nada.


“Muito dinheiro se perde gastando com itens que não necessariamente trazem valor ao consumidor”, resume Araújo, do Ibmec/MG. “Antes do gasto, pense se aquilo irá fazer com que seu cliente fique satisfeito e compre mais da sua empresa. Por exemplo, gaste em reformas se você entender que seu cliente valoriza isso. Se não for algo reconhecido, não adianta.”

Fonte: Revista Exame

 

Executive coaching

 

O coaching para desenvolvimento de líderes é um excelente processo destinado aos líderes que querem se desenvolver e liderar com eficácia.

É um processo no qual se utiliza uma metodologia comprovada e testada cientificamente. Ela destina-se aqueles que almejam alcançar uma posição de líder de sucesso. E para você possa atuar com sucesso no mundo corporativo no mundo atual, torna-se necessária a vivência e a experiência deste processo.

Entre os muitos benefícios que ele proporciona segundo a Sociedade Brasileira de Coaching estão:

  • Aumentar a eficácia do líder e seus recursos internos para superar desafios;
  • Elevar a capacidade do líder de influenciar e liderar pelo exemplo;
  • Aumentar os resultados do líder;
  • Otimizar tomada de decisão, administração do tempo, delegação e outros processos fundamentais para o líder.

Se você é, ou almeja ser um líder de sucesso, posso ajudar você!!!!

Para comprovar o resultado desse processo, veja abaixo um depoimento de um líder executivo que o vivenciou, assim como, os resultados por ele alcançados no processo de Executive coaching

Meu depoimento ao terminar o processo

Identifiquei meus pontos fortes e fracos com o coaching de forma mais real. Aprendi a trabalhá-los para obter foco nos meus resultados e montar as minhas ações.

Meu autoconhecimento foi ampliado, bem como, minha capacidade de percepção das pessoas. Consigo planejar minhas ações e objetivos.

Vi que tudo depende de mim e não de fatores externos ou pessoas externas. Os meus objetivos e os da empresa devem estar alinhados, caso contrário devo buscar um novo caminho para minha vida.

(André Aquino – executivo na Locmed Hospitalar Ltda.)

As Duas Moscas

(autor desconhecido)

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Contam que certa vez duas moscas caíram num copo de leite.

A primeira era forte e valente, assim logo ao cair nadou até a borda do copo, mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas, não conseguiu sair.

Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e de se debater e afundou. Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz. Continuou a se debater, a se debater e a se debater por tanto tempo, que aos poucos o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca conseguiu, com muito esforço, subir e dali levantar voo para algum lugar seguro.

Tempos depois a mosca, por descuido ou acidente, novamente caiu no copo, desta vez cheio de água.

Como já havia aprendido em sua experiência anterior, começou a se debater, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: “Tem um canudo ali, nade até lá e suba pelo canudo”.

A mosca tenaz não lhe deu ouvidos, baseando-se na sua experiência anterior de sucesso, continuou a se debater e a se debater, até que, exausta afundou no copo cheio de água.

Soluções do passado, em contextos diferentes, podem se transformar em problemas. SAe a situação se modificiou, dê um jeito de mudar também. Acompanhe a evolução do processo.

Fazemos isto quando não conseguimos ouvir aquilo que quem está de fora da situação nos aponta como solução mais eficaz e, assim, perdemos a oportunidade de “reenquadrar” nossa experiência.

Ficamos paralisados, presos aos velhos hábitos, com medo de errar.

“Reenquadrar” é permitir-se olhar a situação atual como se ela fosse inteiramente diferente de tudo que já vivemos. “Reenquadrar” é buscar ver através de novos ângulos, de forma a perceber que, fracasso ou sucesso, tudo pode ser encarado como aprendizagem.

Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de notar as mudanças no ambiente e ficamos nos esforçando para alcançar os resultados esperados até que afundamos na nossa própria falta de visão?

Se a única ferramenta que você conhece é o martelo, todo problema que aparece você pensa que é prego! (…)

E aí eu lhe pergunto:

  • Qual o aprendizado que você tira dessa metáfora para sua vida?
  • O que você tem feito de diferente, para que os seus resultados não sejam sempre os mesmos?
  • Que análise você faz do seu comportamento em relação as mudanças necessárias para obtenção de melhores resultados em sua vida?

Deixe seu comentário, se quiser comentar suas conclusões.

Fátima Cruz

Desenvolvimento humano e empresarial

Master coach/PNL

(85)999-946732

Poemas meus – amor à moda antiga (n.º 23)

sonho-realidade

Sonho – Realidade

Puxa, como tudo passa

Passa, como todos os momentos

Momentos, que conseguimos viver

Viver, na maneira de sentí-los

Sentí-los, quando nos trazem

Trazem, uma emoção

Emoção, diferente do cotidiano

Cotidiano,que não nos faz viver

Viver, de um modo altruísta

Altruísta, como quando amamos

Amamos, quando somos felizes

Felizes, quando esse amor conforta

Conforta, quando sentimos alguém

Alguém, perto com carinho

Carinho, que nos revele segurança

Segurança, de vida melhor

Melhor, quando recebemos amor

Amor, quando damos amor!

Fátima Cruz – 10.04.76

Reflexão de hoje

reflexao-de-hoje

Hoje eu estava pensando sobre a vida como um todo, e me perguntando por que algumas pessoas evoluem e outras não.

Por que algumas pessoas aprendem com os erros e outras continuam cometendo o mesmo erro sempre.

Talvez a falta de percepção dos acontecimentos e seus significados as levem a isso, ou então a falta de um objetivo que as levem a perceber que a vida dá oportunidade para todos.  Más não é fácil definir um objetivo bem delineado, mensurável, específico e especialmente realizável. Tudo isso deve ser levado em consideração sob pena de não conseguir realizá-lo.

Normalmente as pessoas sonham muito, mas não conseguem a especificação do que querem realmente realizar, não sabem por onde e como começar. E o sonho se perde, causando desânimo, frustação e desmotivação.

Existem técnicas comprovadas cientificamente que ajudam a definir um objetivo, uma meta, um sonho, e que conduzem qualquer pessoa a alcançar de forma assertiva, esse resultado.

Essas técnicas trazem entre muitos, os seguintes benefícios:

 

  • A descoberta de recursos e potencialidades inconscientes

 

  • O autoconhecimento, o autodesenvolvimento e a autorresponsabilidade
  • O aumento ou instalação da segurança, autoestima, confiança e fé em si mesmo
  • Eliminação de crenças que impedem seu crescimento pessoal e profissional
  • Como focar e obter o resultado desejado

São técnicas trabalhadas através de um processo de coaching juntamente com a PNL e que nos garantem resultados conclusivos e assertivos.

Enfim, não há como sair de um processo de coaching sem haver modificações positivas e transformações pessoais que acompanhem e conduzam a pessoa que vivencia este processo pelo resto de suas vidas.

Então, qual a sua escolha?

Permanecer como está e alcançar o que sempre alcançou, ou experimentar a mudança e alcançar uma vida melhor, mais plena, mais realizada e mais feliz?

A decisão é sua!!!!!!

Fátima Cruz

Consultora de desenvolvimento humano e empresarial

Master em Coaching e PNL

(85)999946732/988986732

Depoimento de Dayane Oliveira

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O trabalho de coaching é algo que me certifica pelos resultados que os meus clientes alcançam. Fico feliz a cada depoimento que recebo após o final do processo e me sinto com muito mais vontade de ver essa transformação na vida das pessoas. Agradeço a todos os coachees que me ajudam nesta realização, pois é um processo de parceria, e como tal, não dependeria só de mim.

Antes do Coaching eu era muito pessimista, supersticiosa, e geralmente, não terminava o que começava.

No decorrer das sessões fui trabalhando meu lado que precisava ser melhorado, e buscando meu sonho.

Hoje me sinto muito mais confiante e preparada para alcançar meus objetivos.

Sinto uma transformação muito grande e as pessoas, amigos e familiares, confirmam essa transformação.

Dayane Oliveira

Liderança e Carreira: Você está seguro que é um bom líder?

Hoje vamos falar um pouquinho sobre liderança, e ver como  ela está ligada ao que nós somos, nosso caráter, como nos comportamos, e como nossas qualidades pessoais influenciam em nosso resultado.

Para entendermos melhor, leiam abaixo o artigo escrito por Suely Novoa, Coach de Carreira, educadora, palestrante e escritora. É coautora dos livros “Coaching na Prática” (Editora França, 2012) e Coaching para Alta Performance (Editora Ser Mais, 2014) e de artigos para a Revista Escola Particular.

Artigo Publicado em 10 de outubro de 2016

Link do artigo

lideranca

A liderança está ligada ao como somos, à nossa atitude frente ao mundo inspirando confiança, influenciando pessoas para trabalharem com entusiasmo tendo como meta atingir objetivos comuns.

As qualidades pessoais e exemplos é que definem as grandes líderes. E, para que haja excelência na sua atividade como líder é preciso primeiramente conhecer-se bem, saber dos seus talentos, motivações, valores e ter um genuíno interesse pelo comportamento e desenvolvimento das pessoas, especialmente as que estão ao seu redor. Interesse muito especial que lhe levará à observação e à percepção de detalhes e sutilezas, potencializando a sua capacidade de interação com todos.

Como as diversas situações de trabalho são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas, qualidades de relacionamento como compreensão, gentileza e empatia são indicadores de sucesso para a vida, carreira e liderança.

Na busca pela excelência nas suas atividades diárias, reflexões sobre sua atuação como líder são sempre bem-vindas:

  • Minhas atitudes estão alinhadas com os meus pensamentos e sentimentos?
  • Que tipo de influência eu exerço sobre os meus liderados? Motivadora e inspiradora?
  • Como eu uso minha autoridade e poder?
  • Qual é a reação dos liderados em relação ao meu comportamento?
  • De que maneira procuro saber se tomo decisões pela razão ou emoção?

Para a caminhada de melhoria contínua como líder você deve reconhecer seus pontos fortes e aqueles que devem ser desenvolvidos. A identificação com as características de liderança contribui para o conhecimento e desenvolvimento de si mesma.

Pontos Fortes que definem uma grande líder

Leia e assinale com quais características você se identifica.

  • Controle, qualidade, perfeição;
  • Motivação, confiança, superação de problemas;
  • Originalidade, criatividade, intuição;
  • Consideração pelas relações interpessoais;
  • Planejamento, objetividade, persistência;
  • Perseverança, respeito às regras;
  • Entusiasmo, iniciativas inovadoras, capacidade de síntese, autonomia;
  • Autoconfiança, senso de justiça, respeito por regras e procedimentos;
  • Diplomacia, cooperação.

Pontos a desenvolver para chegar a ser uma grande líder:

Leia e assinale com quais características você se identifica.

  • Excessivamente crítica, impaciente, defensiva, inflexível;
  • Tem dificuldade para dizer não;
  • Competitiva ao extremo;
  • Dificuldade para aceitar críticas;
  • Projeta os próprios pensamentos nos outros;
  • Reativa às críticas negativas;
  • Dificuldade para trabalhar em equipe;
  • Competitividade excessiva;
  • Procrastinadora.

O objetivo destas citações é fazer com que você perceba e reformule, se necessário, seu modo de pensar, sentir e agir e alcance sua verdadeira excelência como líder, fator decisivo para a sua vida e carreira.

“Para ter sucesso no mundo que avança, precisaremos de um novo conjunto de modelos mentais. Teremos de deslocar nosso pensamento do comandar e controlar para o coordenar e cultivar”. Thomas W, Malone, (2004)

Aprendendo com as metáforas: Viver como as flores

Você se aborrece facilmente com as pessoas?

Com a maneira que elas são?

Como elas falam ou se comportam?

Com o que elas dizem?

Então, aprenda com esta metáfora:

Viver como as flores

Autor desconhecido

viver-com-as-flores

Mestre, como faço para não me aborrecer?

Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes.

Algumas são indiferentes.

Sinto ódio das que são mentirosas.

Sofro com as que caluniam.

Pois viva como as flores, advertiu o mestre.

Como é viver como as flores? Perguntou o discípulo.

Repare nestas flores, continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim.

Elas nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas.

Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.

É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem.

Os defeitos deles são deles e não seus.

Se não são seus, não há razão para aborrecimento.

Exercite pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora.

Isso é viver como as flores.

Pronto, não precisamos nos importar com tudo que nos dizem ou falam. Apenas guarde o que é relevante como aprendizado, o resto, não interessa, delete de sua mente, assim a despoluirá e a tornará mais leve.

Poemas meus – amor à moda antiga (nº 22)

so

Só,

Tão só como nasci, continuo agora

No mais profundo do meu ser

Sinto a tristeza de ser só.

Não sou eu quem vive em mim

As vezes, penso que não sou mais eu

Que só você existe em mim.

Mas no seu lugar

Está minha solidão

Minha separação com o mundo.

Um mundo cheio de egoísmo

Mas é o mundo, e eu não o sinto

Porque sou só e não posso ver

Além de mim mesmo.

Não vejo esse mundo

Que mesmo de egoísmo

Traz pequenas e grandes alegrias,

Ou pequenas e grandes tristezas.

Mas são delas que as pessoas vivem

Como vou sentir que existo

Se não consigo ver esse egoísmo

Essa sórdida  alegria ou tristeza

Como vou realmente viver

Se sou tão só?

 

Fátima Cruz -14.06.75

 

Sinta orgulho de seu trabalho

A força das metáforas

“A metáfora é uma das mais poderosas formas de comunicação, pelo seu poder de quebrar resistências, com histórias que levam as mensagens que você quer comunicar.”(metáforas.com)

 

Como assim?

Vejamos: quando queremos dizer ou passar uma mensagem a alguém de outra forma menos direta, mas reflexiva, podemos usar metáforas para nos expressarmos de forma que sempre fazemos quem está lendo ou ouvindo, refletir melhor sobre o que se quis dizer. É uma forma espetacular de aprendizado!

Vamos testar com esta metáfora abaixo?

 

sinta-o-orgulho

 

O trabalho que cada pessoa executa é uma das fontes de motivação da empresa. Por isso, por mais simples que seja uma tarefa, devemos nos orgulhar dela. Quando Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos, a classe alta americana se chocou. Como poderia um proletário assumir a liderança do país? Um senador fez um comentário irônico:

– Vamos ver se o filho de um sapateiro tem condições de dirigir nosso país…

Ao que Lincoln respondeu:

– Que bom o senhor ter se lembrado de meu pai. Eu gostaria de ser um presidente tão bom quanto meu pai foi um bom sapateiro. Aliás, estou vendo que o senhor está usando um par de sapatos fabricado por ele. Aprendi a consertar sapatos com meu pai. Se algum dia os seus apresentarem algum problema, me procure que eu os consertarei.

Não importa o que esteja fazendo, sempre tenha orgulho disso e crie algo especial, porque é nos detalhes que você deixa a sua marca. E a qualidade só é percebida quando nos diferenciamos pelos pequenos detalhes. O reconhecimento de um trabalho bem feito aumenta a motivação. E é disto que as empresas mais precisam: de pessoas motivadas. (Autor desconhecido)

Agora reflita sobre o que você faz no trabalho, respondendo estas perguntas para você mesmo(a):

Você realmente gosta do que faz?

Se não gosta do que faz, o que o segura neste trabalho? Vale à pena continuar nele?

Você já parou para pensar na importância que o seu trabalho tem para a empresa ou para você?

De que forma você gostaria de fazê-lo, para que se sentisse melhor? O que o impede de fazer diferente?

Já prestou atenção nos benefícios que este trabalho lhe trouxe?

E você pode se fazer muito mais perguntas, até realmente descobrir o que realmente esta metáfora lhe ensinou.

Legal né? Experimente…………..

 

Fátima Cruz

Master coach/PNL

999.946732/988.986732

 

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