A força das metáforas

“A metáfora é uma das mais poderosas formas de comunicação, pelo seu poder de quebrar resistências, com histórias que levam as mensagens que você quer comunicar.”(metáforas.com)

 

Como assim?

Vejamos: quando queremos dizer ou passar uma mensagem a alguém de outra forma menos direta, mas reflexiva, podemos usar metáforas para nos expressarmos de forma que sempre fazemos quem está lendo ou ouvindo, refletir melhor sobre o que se quis dizer. É uma forma espetacular de aprendizado!

Vamos testar com esta metáfora abaixo?

 

sinta-o-orgulho

 

O trabalho que cada pessoa executa é uma das fontes de motivação da empresa. Por isso, por mais simples que seja uma tarefa, devemos nos orgulhar dela. Quando Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos, a classe alta americana se chocou. Como poderia um proletário assumir a liderança do país? Um senador fez um comentário irônico:

– Vamos ver se o filho de um sapateiro tem condições de dirigir nosso país…

Ao que Lincoln respondeu:

– Que bom o senhor ter se lembrado de meu pai. Eu gostaria de ser um presidente tão bom quanto meu pai foi um bom sapateiro. Aliás, estou vendo que o senhor está usando um par de sapatos fabricado por ele. Aprendi a consertar sapatos com meu pai. Se algum dia os seus apresentarem algum problema, me procure que eu os consertarei.

Não importa o que esteja fazendo, sempre tenha orgulho disso e crie algo especial, porque é nos detalhes que você deixa a sua marca. E a qualidade só é percebida quando nos diferenciamos pelos pequenos detalhes. O reconhecimento de um trabalho bem feito aumenta a motivação. E é disto que as empresas mais precisam: de pessoas motivadas. (Autor desconhecido)

Agora reflita sobre o que você faz no trabalho, respondendo estas perguntas para você mesmo(a):

Você realmente gosta do que faz?

Se não gosta do que faz, o que o segura neste trabalho? Vale à pena continuar nele?

Você já parou para pensar na importância que o seu trabalho tem para a empresa ou para você?

De que forma você gostaria de fazê-lo, para que se sentisse melhor? O que o impede de fazer diferente?

Já prestou atenção nos benefícios que este trabalho lhe trouxe?

E você pode se fazer muito mais perguntas, até realmente descobrir o que realmente esta metáfora lhe ensinou.

Legal né? Experimente…………..

 

Fátima Cruz

Master coach/PNL

999.946732/988.986732