Page 14 of 17

Crônica de um amor de Carnaval

fafatima

 

O carnaval da Lindinha foi maravilhoso. Entre outras grandes emoções, ela conheceu o Cristóvão. Silva era seu sobrenome, mas ela nunca perguntou. Pularam, pularam. Beberam umas e outras, mas nem tantas assim. O amor, sim, era tanto que nem fantasia usaram. Para quê? Era gostoso, assim, olhar um para a cara do outro.

O carnaval acabou, Lindinha ficou para cá, o Cristóvão foi para lá, para onde não se sabe. O tempo passou. Para ser mais exato, foram nove meses que se passaram. E uma menina nasceu, linda, alegre. Gostava muito de pular, era uma gracinha. A mãe, decepcionada com a ausência paterna, lhe deu o nome de Colombina.

A Colombina cresceu e um dia perguntou: por que tinha aquele nome? A mãe explicou. O pai era um navegador e se chamava Cristóvão Colombo. O Colombo, ela inventou. A Colombina insistiu, queria saber por onde ele andava. Lindinha, então falou: andar, ele não anda não. Ele navega. Por mares distantes, longe daqui. Se ele volta? Acho que não, querida, deve estar em  outros mares. Mares distantes, e que também precisam ser navegados. Explorador, ele era, mas de oceanos nunca dantes explorados.

 

A Colombina cresceu, virou mulher. Nunca pulou carnaval, pois a mãe nunca deixou. Tinha medo de que outro navegador – Cabral, Vasco ou Américo Vespúcio – viesse por essas terras aportar. Seria perigoso pular ou dançar. Dançar assim como ela dançou…

 

Fonte: http://cronicasamericanas-englishlinks.blogspot.com.br/2014/03/cronica-de-um-amor-de-carnaval.html

Lobos internos

Como sabemos, a metáfora sem que notemos claramente, nos induz a um processo natural de mudança através da reflexão. Isso normalmente acontece, quando nos aquietamos e refletimos sobre ela. Assim, facilmente percebemos que, ao contrário de uma ordem ou sugestão direta de mudança em nossas vidas, ela nos permite, quando estamos conscientemente travados e sem saída, enxergarmos alternativas que antes não vislumbrávamos.

Lobos internos

 

Um velho Avô disse ao seu neto, que veio a ele com raiva de um amigo, que lhe havia feito uma injustiça:
“Deixe-me contar-lhe uma história.”

Eu mesmo, algumas vezes, senti grande ódio daqueles que aprontaram tanto, sem qualquer arrependimento daquilo que fizeram.

Todavia, o ódio corrói você, mas não fere seu in
imigo.

É o mesmo que tomar veneno, desejando que seu inimigo morra.

Lutei muitas vezes contra estes sentimentos…”

E ele continuou: “É como se existissem dois lobos dentro de mim.

Um deles é bom e não magoa. Ele vive em harmonia com todos ao redor dele e não se ofende quando não se teve intenção de ofender.

Ele só lutará quando for certo fazer isto. E da maneira correta.

Mas, o outro lobo, ah! Este é cheio de raiva. Mesmo as pequeninas coisas o lançam num ataque de ira!

Ele briga com todos, o tempo todo, sem qualquer motivo.

Ele não pode pensar porque sua raiva e seu ódio são muito grandes.

É uma raiva inútil, pois sua raiva não irá mudar coisa alguma!

Algumas vezes é difícil conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito”.

O garoto olhou intensamente nos olhos de seu Avô e perguntou:

“Qual deles vence, Vovô?”

O Avô sorriu e respondeu baixinho:

“Aquele que eu alimento mais frequentemente”.

 

Autor desconhecido

Poemas meus – amor à moda antiga ( nº 11)

 

11

 

De um pensamento que surge

Entre carícias e promessas futuras

Durante um desejo que urge

Não sempre de ideias fixas

 

É sempre assim que acontece

Quando os olhos cerrados de emoção

Sem erguê-los para a realidade

Se dilatam todos de desejos existentes

 

Daí surgimos, como um pequenino grão

Ao ser plantado com amor

Só por amor viemos ao mundo

De um amor ardente sempre, sempre

 

Daí surgimos, de um abraço, com calor

De um beijo, de desejo com amor

Daquilo que não se resiste, impossível

Daí surgimos, daí nascemos, daí vivemos

 

05.01.73

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio. A violação dos direitos de autor (Lei nº 9.610/98 é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal.

Você planeja sua vida ou faz parte da estratégia de alguém?

13

 

12

Planejar sua vida, nada mais é do que dar rumo ás suas escolhas. Dar rumo às suas escolhas é saber definir e manter o foco em seu objetivo.

Acontece que quando sonhamos em alcançar algo e não sabemos como, os sonhos começam a se perder e a ficarem cada vez mais distantes de suas realizações. Então as frustrações aparecem e começam a minar nossas forças.

O processo de coaching é uma saída para este momento. Podemos citar apenas alguns benefícios importantes como:

  • Ajudará você a não desperdiçar seus sonhos;
  • Ajudará a traçar metas bem estruturadas, consistentes e sustentáveis;
  • Ajudará no seu autoconhecimento e nas descobertas de suas potencialidades ainda não afloradas;
  • Ajudará aumentar sua autoestima, autoconfiança e auto responsabilidade por suas escolhas;
  • Ajudará a eliminar as crenças que normalmente limitam nossas ações e nos sabotam sem que tenhamos esta consciência, …..e muitos outros.

11

O processo de Coaching quando alinhado com as ferramentas de PNL, potencializará ainda muito mais estes resultados, uma vez que, nos ajudará a expandir nossa consciência sobre as percepções dos fatos ocorridos em nossa vida.

Podemos com a PNL, programar nossa mente através de nossa linguagem cotidiana, dando às nossas palavras conotações positivas sempre que nos apropriamos deste recurso.

Enfim, quando não nos preocupamos em desenhar a nossa visão de futuro, de como queremos ser ou o que queremos ter, sem percebermos, alguém planeja sua vida e normalmente nos coloca como parte de suas estratégias, não nos deixando a liberdade de sermos donos da nossa.

Poemas meus – Amor à moda antiga (nº 10)

 1

O amor

 

Ah! O amor nasce

Mas também ele morre

E com ele nascemos um pouco

Como também, morremos um pouco

Nascendo, morrendo, vivendo

Queremos sempre amar

Ah! O amor…

Amamos, choramos, sofremos

Ficamos também felizes

Diante deste enigma

Tudo por amor, só de amor

Ah! O amor…

Há delírio, paixão, desejo

Também loucura, prazer

Expressões sem sentido, medo

Mas tudo por amor, só de amor

28.09.72

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio. A violação dos direitos de autor (Lei nº 9.610/98 é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal.

A Vidraça e os Lençóis

modelo-de-postagem

A Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas. Tem o poder de quebrar resistências e criar reflexões para a vida das pessoas. Assim sendo trago hoje uma metáfora muito sugestiva para que olhemos mais para o nosso próprio umbigo, ao invés de olhar primeiro o dos outros.

 

A Vidraça e os Lençóis

Um casal, recém-casado, mudou-se para um bairro muito tranquilo. Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou através da janela em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:
– Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!
O marido a tudo escutava, calado.

Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou com o marido:

– Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade, perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!

E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.

Passado um mês, a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos e, toda empolgada, foi dizer ao marido:

– Veja, ela aprendeu a lavar as roupas! Será que a outra vizinha a ensinou? Porque eu não fiz nada!

O marido calmamente respondeu:

– Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!

 

Autor Desconhecido

 

Poemas meus – Amor à moda antiga (nº 9)

a-moda-antiga-1

 

 

 

lua azul

 

Por uns dias

 

 Chegaste um dia em que não esperava

Só havia em mim uma infinita tristeza

Sofria, mas não sonhava que alguém

Apenas por uns dias me tornasse feliz

Sei que vais embora

Eu nada posso fazer

Vais ao encontro de um êxito

Eu fico a espera do meu

E aqui, agora…….depois……além

Eu nunca esquecerei

Que amenizastes minha vida

Mesmo que tenha sido

Apenas por uns dias

 

                                                                                              08.03.72

O que é Endomarketing?

 logo-endomarketing

 

asdsad

O que é endomarketing?

Podemos definir endomarketing como um conjunto de estratégias e ações de marketing voltadas para o público interno de uma empresa, entendendo-se assim, como o marketing que vem de dentro. Faz parte deste público interno, colaboradores, acionistas, sócios, fornecedores, revendedores, etc..

Citando alguns autores:

  • Endomarketing segundo Bekin, Saul: “a principal função do endomarketing é atrair e reter o cliente interno, com a função de obter resultados positivos para a empresa”
  • Endomarketing segundo Kotler, Philip:  “Marketing Interno das Organizações”
  • Endomarketing segundo Costa, Daniel: “o endomarketing é um processo gerencial desenvolvido em resposta às demandas complexas da gestão empresarial, com o objetivo de minimizar seus possíveis impactos negativos.”

Como ferramenta aliada ao RH das empresas, o seu papel se torna fundamental como gestão estratégica, uma vez que o objetivo principal deste, é integrar o relacionamento entre seus departamentos, fortalecendo uma cultura saudável e sustentável através do comprometimento de seu público interno com a missão da empresa. Assim, o endomarketing serve como elo de alinhamento entre os objetivos da empresa, de seus departamentos e de seu público interno.

Quando se usa essa importante ferramenta e se consegue esse alinhamento adequado em relação ao desenvolvimento de um produto, não só conseguimos atrair mais consumidores, como também reter os melhores talentos da organização, fazendo com que estes se tornem proliferadores tanto do produto quanto da marca da empresa.

Principais benefícios da utilização do endomarketing

A utilização do endomarketing quando bem planejado e executado de forma adequada, trás inúmeros benefícios para a organização, e exige integração, força de vontade, o uso de habilidades e muito comprometimento das partes. Exemplo de alguns benefícios:

  • Nível de satisfação dos colaboradores elevados;
  • Aumento do comprometimento do funcionário na empresa;
  • Valorização e reconhecimento do funcionário pelo seu trabalho;
  • Aumento do nível de satisfação dos clientes;
  • Conscientização dos funcionários no uso adequado de recursos;
  • Diminuição de custos através da utilização de estratégias econômicas para a empresa;
  • Sensação dos funcionários de que estão no melhor lugar para trabalhar;
  • Diminuição de turnover e maior retenção de talentos;
  • Maior compreensão do negócio da empresa pelos colaboradores;
  • Aumento das vendas e melhores resultados e muitos outros.

Finalizando, constatamos que o mundo moderno das organizações exige desafios das novas gerações, trazendo à tona a necessidade de focarmos na realização de ações estratégicas também para o público interno e não apenas para o externo. Como as novas gerações integram hoje as equipes de trabalho, são exigidas também inovação nas mudanças internas. Em consequência,  as empresas estão cada vez mais procurando utilizar o marketing interno para sensibilizar sua equipe e melhorar sua performance, garantindo assim, a obtenção de melhores resultados econômicos e financeiros.

 

Poemas meus – Amor à moda antiga (nº 8)

saudade-ou-solidão2

Saudade ou solidão?

 Eu não sei afirmar com exatidão

O que está realmente acontecendo comigo

Só sei que hoje como nunca

Senti desesperada solidão

Descobri realmente o que há muito queria

Não sabia se era saudade ou solidão

Em que eu embalava minha vida

Vejo porém que alguma coisa de você

Se revela em mim quando distante

E neste momento angustiante

Que passo a escrever o que sinto

Descobri enfim que é saudade e é solidão

Você quebrou o encanto de alegria

Fazendo-me conhecer a solidão

E com ela um pouco de tristeza

Você quebrou o meu encanto de alegria

Fazendo-me conhecer a saudade

E com ela um pouco mais de tristeza

E são essas as lembranças que você deixou

E que ainda hoje habitam meu coração

 

Fátima Cruz – 25.10.71

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio. A violação dos direitos de autor (Lei nº 9.610/98 é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal.

Para quem já leu ” O Monge e o Executivo”

 

O Monge e o Executivo

Se você não leu o livro ” O Monge e o Executivo” de James C. Hunter, aconselho a sua leitura antes de ler o livro do mesmo autor ” De Volta ao Mosteiro”. É uma continuação de ensinamentos importantes tanto para a vida pessoal, quanto para líderes e organizações. Boa leitura!

de-volta-ao-mosteiro-o-monge-e-o-executivo-falam-de-lideranca-e-trabalho-em-equipe-james-hunter-9788543101279-photo28438361-12-26-19

“Em “De Volta ao Mosteiro”, Hunter retoma a história do monge e do executivo dois anos depois do retiro onde se conheceram. Eles se reúnem com os outros cinco participantes do primeiro seminário em busca de uma compreensão mais profunda sobre a formação de grandes líderes.

O reencontro traz à tona uma dura constatação: só um dos integrantes do retiro anterior conseguiu colocar em prática os poderosos princípios aprendidos. Enquanto revela as razões para isso, Hunter nos convida a refletir sobre nosso comportamento. Será que estamos agindo como verdadeiros líderes em casa, no trabalho e com os amigos?

Com novas percepções a respeito de como as pessoas podem vencer suas barreiras internas e fazer mudanças significativas em suas vidas, este livro ensina os passos necessários para o desenvolvimento das habilidades de liderança. Além disso, aborda um tema rico e ainda pouco explorado: a construção de comunidades de alto desempenho.

Da cultura de excelência ao trabalho de equipe, do comprometimento ao companheirismo, da importância dos relacionamentos ao crescimento pessoal, James C. Hunter nos brinda mais uma vez com um livro transformador, capaz de nos tornar pessoas melhores e de melhorar a vida das pessoas à nossa volta”. ( Conforme capa do livro)

Minha conclusão

Leitura imperdível para quem busca crescimento profissional e pessoal, seja como líder, colaborador ou empresário.

O livro nos mostra como formar um alicerce firme na formação de equipes de alta performance, onde todos são líderes e buscam implantar uma cultura de excelência!

« Older posts Newer posts »

© 2025 Fátima Cruz

Theme by Anders NorenUp ↑