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O que é endomarketing?

Podemos definir endomarketing como um conjunto de estratégias e ações de marketing voltadas para o público interno de uma empresa, entendendo-se assim, como o marketing que vem de dentro. Faz parte deste público interno, colaboradores, acionistas, sócios, fornecedores, revendedores, etc..

Citando alguns autores:

  • Endomarketing segundo Bekin, Saul: “a principal função do endomarketing é atrair e reter o cliente interno, com a função de obter resultados positivos para a empresa”
  • Endomarketing segundo Kotler, Philip:  “Marketing Interno das Organizações”
  • Endomarketing segundo Costa, Daniel: “o endomarketing é um processo gerencial desenvolvido em resposta às demandas complexas da gestão empresarial, com o objetivo de minimizar seus possíveis impactos negativos.”

Como ferramenta aliada ao RH das empresas, o seu papel se torna fundamental como gestão estratégica, uma vez que o objetivo principal deste, é integrar o relacionamento entre seus departamentos, fortalecendo uma cultura saudável e sustentável através do comprometimento de seu público interno com a missão da empresa. Assim, o endomarketing serve como elo de alinhamento entre os objetivos da empresa, de seus departamentos e de seu público interno.

Quando se usa essa importante ferramenta e se consegue esse alinhamento adequado em relação ao desenvolvimento de um produto, não só conseguimos atrair mais consumidores, como também reter os melhores talentos da organização, fazendo com que estes se tornem proliferadores tanto do produto quanto da marca da empresa.

Principais benefícios da utilização do endomarketing

A utilização do endomarketing quando bem planejado e executado de forma adequada, trás inúmeros benefícios para a organização, e exige integração, força de vontade, o uso de habilidades e muito comprometimento das partes. Exemplo de alguns benefícios:

  • Nível de satisfação dos colaboradores elevados;
  • Aumento do comprometimento do funcionário na empresa;
  • Valorização e reconhecimento do funcionário pelo seu trabalho;
  • Aumento do nível de satisfação dos clientes;
  • Conscientização dos funcionários no uso adequado de recursos;
  • Diminuição de custos através da utilização de estratégias econômicas para a empresa;
  • Sensação dos funcionários de que estão no melhor lugar para trabalhar;
  • Diminuição de turnover e maior retenção de talentos;
  • Maior compreensão do negócio da empresa pelos colaboradores;
  • Aumento das vendas e melhores resultados e muitos outros.

Finalizando, constatamos que o mundo moderno das organizações exige desafios das novas gerações, trazendo à tona a necessidade de focarmos na realização de ações estratégicas também para o público interno e não apenas para o externo. Como as novas gerações integram hoje as equipes de trabalho, são exigidas também inovação nas mudanças internas. Em consequência,  as empresas estão cada vez mais procurando utilizar o marketing interno para sensibilizar sua equipe e melhorar sua performance, garantindo assim, a obtenção de melhores resultados econômicos e financeiros.