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Quando uma nova empresa é criada no mercado, seja ela de qualquer tamanho, estrutura ou característica, sempre surgem com ela expectativas de crescimento e desenvolvimento e o seu criador tem sempre a esperança de que ela se torne uma grande empresa.

 

Mas estas empresas possuem um ciclo de vida, podendo ser este, bastante longo ou curto, dependendo de como o empresário consegue administrá-la diante da acirrada competição que hoje comanda qualquer mercado em que esteja inserida.

 

Diante desta competitividade as empresas são influenciadas por fatores ambientais e macroeconômicos, os quais as forçam buscar alternativas que lhes proporcionem qualidade e produtividade. Assim, a mudança ou uma boa estrutura organizacional tem sido uma das opções de que se devem valer os pequenos empresários. E esse processo de mudança ou de uma nova estrutura tem origem nas idéias e em um bom planejamento estratégico.

 

E aí deve entrar a figura do consultor. Mas por que precisam estas empresas de consultores? Porque são os consultores que conseguem diagnosticar as falhas que impedem ou comprometem os lucros e o crescimento das mesmas. Um consultor consegue enxergar, analisar e apontar soluções para os problemas em qualquer área envolvida no processo produtivo, como também nas áreas administrativa, financeira, comercial, marketing e recursos humanos.

 

O que normalmente acontece é que as micros, pequenas e médias empresas acham que pelo seu porte, não necessitam desta consultoria, ou ainda acham que consultoria é para as grandes empresas. Precisamos quebrar este paradigma, pois se uma grande empresa que geralmente já é bem assistida por profissionais bem preparados necessita de orientações de consultores, imaginem uma empresa pequena, que simplesmente, quase sempre é dirigida ou administrada pelo próprio dono o qual muitas vezes não tem o preparo adequado para tal.

 

Outro paradigma a ser quebrado é de que a pequena empresa não tem recurso financeiro para contratar uma consultoria. Primeiro o pequeno empresário deve encarar este desembolso, não como um custo e sim como um investimento que trará retornos, como a certeza da continuidade do seu negócio, melhor lucratividade e maior chance de crescer no mercado. Podemos ainda enfatizar que hoje existem consultorias direcionadas especialmente para as micros, pequenas e médias empresas, com preços extremamente compatíveis com os seus respectivos portes.

 

E por fim os pequenos empresários devem se conscientizar de que sem um bom planejamento estratégico e sem uma boa administração voltada a competitividade, estarão fadados ao fracasso, como hoje já ocorre com boa parte das pequenas que não conseguem ter duração além de três anos.

 

         Fátima Cruz

               (85) 999946732/988986732

http://www.portaldoempresariocontabil.com.br/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=16&Itemid=83

http://www.artigonal.com/administracao-artigos/consultoria-nas-micros-pequenas-e-medias-empresas-quebrando-paradigmas-564428.html

http://www.appcconsultoria.com.br/1/post/2010/03/first-post.html