Ao longo de nossa vida e, desde nossa infância, somos influenciados positiva e negativamente pelas pessoas a nossa volta, como também pelas situações que experienciamos em nosso dia a dia. Deste modo, vamos formando nossos modelos mentais e percepções do mundo, entretanto, nem sempre estes correspondem à realidade.
Assim nascem as crenças limitantes, ou seja, quanto mais somos submetidos a experiências ruins, mais acumulamos um histórico mental negativo sobre nós mesmos e demais pessoas. Na infância, por exemplo, se um pai diz a seu filho que ele é fraco e incapaz ou o compara com um irmão mais forte, muito provavelmente esta atitude sabotará sua autoestima e o deixará mais inseguro em suas ações.
Este patrocínio negativo, especialmente ao longo infância, é determinante para a formação da criança e da visão que ela tem de si mesma, uma vez que neste período, os pais são suas principais referências e suas palavras e ações têm um peso muito grande.
Ressignificar é preciso
Deste modo, quando não conseguimos ressignificar as experiências ruins, as palavras negativas proferidas por pessoas que amamos e admiramos, nos fazem criar bloqueios. E mais, alimentamos estereótipos e tratamos de forma pejorativa algumas pessoas e acabamos agindo de forma pessimista em determinadas situações.
Isso se dá em parte, pela exposição repetida a comportamentos negativos, que nos fazem introjetar em nossa personalidade outros comportamentos nocivos e, muitas vezes estendê-los a grupos sociais, gêneros, etnias, nacionalidades e por aí vai.
Mais exemplos de crença limitante é o de que não somos capazes de alcançar sucesso na carreira ou a de que todos os nossos relacionamos amorosos serão ruins.

Coaching na eliminação de crenças limitantes
O Processo de Coaching trabalha muito com o processo de ressignificação para a eliminação das crenças limitantes que impedem o coachee (cliente) de alcançar seu estado desejado, com sucesso. Deste modo, e buscando sempre encontrar algo positivo, mesmo numa situação oposta, o cliente é estimulado a eliminar suas crenças limitantes e a focar em suas qualidades e possibilidades.
Não é porque alguém disse que você é incapaz que isso é verdadeiro. Não é porque um relacionamento não deu certo uma vez, que toda vez será igual. Não é porque tudo ainda não está como queria em sua carreira e vida pessoal, que não vai conseguir. É muito importante ter esta consciência e buscar ser mais otimista em relação a si mesmo.
Fazer esta nova programação mental é fundamental, pois quando passamos a ver o lado positivo e a trabalhar nossas habilidades, pontos de melhoria e a focar em nosso melhor, a crenças limitantes vão diminuindo a cada dia. Deste modo, com certeza, estamos mais próximos de alcançar resultados extraordinários em tudo o que fizermos.
Ouse pensar diferente!
(José Roberto Marques)

www.ibccoaching.com.br